DISCIPLINA É LIBERDADE. OS BENEFÍCIOS DA MELHORIA CONTÍNUA
Na estrada. Objetivo: visita de rotina a um cliente que atendemos há 1 ano.
Quem: Indústria de insumos para alimentação animal.
Diferencial: Ele exporta e vende para os principais do mercado nacional.
Desafio: Quando começamos a atendê-los, haviam significativas fontes de contaminação interna, impactando inclusive na recusa de produtos exportados.
Diagnóstico: Herança da nossa concorrência.
Explicação: Não havia análise de riscos, as tecnologias oferecidas pelo antigo prestador estavam desatualizadas. Parecia desinteresse ou falta de entendimento da importância que o controle de pragas tem para o negócio.
Plano de ação: Implantação de um novo modelo, incluindo medidas preventivas, novas tecnologias, dedicação constante e simpatia. Nada de fantástico. Propomos e fizemos um plano de melhoria contínua. O cliente olhava para a planta da fábrica e via o nosso técnico ali, seguindo processos, procedimentos, sendo atencioso e gentil. O gerente de qualidade também via, o funcionário de chão de fábrica também via a medida que, em pouco tempo, nenhum deles viam mais as fontes de contaminação.
Resultado: uma auditoria do Ministério da Agricultura evoluindo com tranquilidade, com os documentos em dia e sem surpresas.
Diferencial: a certificação do nosso cliente para exportar a um novo mercado.
Conclusão: somos tentados a idealizar planos mirabolantes. Mas, no mundo real, muitas vezes o que precisamos é explicar e fazer junto para que a disciplina seja bem bem feita. E “disciplina é liberdade”, já dizia o poeta e era tudo o que o seu cliente precisava.
#ouçaoespecialista #protectapragas